Buscar
  • SINASEFE BAMBUÍ

Bambuí enviará quatro delegados e duas observadoras ao CONSINASEFE




De 12 a 15 de maio, representantes da Seção Sindical Sinasefe Bambuí participarão do Congresso do SINASEFE (CONSINASEFE), que acontecerá de modo presencial, em Brasília-DF, com o tema "Educação não é mercadoria! Derrotar Bolsonaro, o neofascismo e o neoliberalismo!". A Seção Bambuí, pelo número de filiados, tem direito à participação de quatro delegados, que atuarão nas deliberações propostas no evento, principalmente na eleição da nova diretoria nacional.


Por definição em assembleia realizada no dia 30 de março, os quatro delegados representantes da Seção Bambuí serão: Erlon Zimermmane, Cristina de Mendonça, Nilton de Assis e Rogério Souto. Também participarão do evento, na categoria de observadoras, as filiadas Maria Amélia Gianechinni e Monícia Lemos.


O que é o Consinasefe?

O CONSINASEFE é a instância máxima para deliberações do sindicato. As decisões aprovadas pelos delegados e delegadas presentes nos Congressos são soberanas e podem alterar todas as decisões e posições aprovadas em outros fóruns do SINASEFE – que são a Plenária Nacional (PLENA) e as reuniões da Direção Nacional (DN).


O congresso é realizado desde 1990 e teve, até o momento, 19 sedes diferentes. Os estados que mais receberam o fórum foram DF (11 vezes); GO (3 vezes); BA, MG, MT, RJ e RN (2 vezes). AL, AM, CE, ES, MA, PB, SC, SE e SP sediaram o Congresso em uma oportunidade cada. A próxima edição do CONSINASEFE (34ª) acontecerá em Brasília-DF, pela 12ª vez.


Tradicionalmente os CONSINASEFEs são convocados com dois caráteres:

  1. CONSINASEFE de caráter eleitoral elege os 27 membros da Direção Nacional;

  2. CONSINASEFE de caráter estatuinte altera o Estatuto do sindicato.

8 visualizações0 comentário